Reflexão sobre mudanças drásticas inesperadas

Olá, gente bonita que acompanha o blog! Finalmente decidi tirar a poeira daqui, depois de meses sem conseguir escrever nada pra cá.


Acontece que isso tem um motivo, e é sobre esse tema que vim falar hoje.

Desde que me entendo por gente, sempre gostei de ler e escrever. Era tudo que eu gostava de fazer no tempo livre. Lia qualquer livro da estante e escrevia sobre qualquer coisa que me viesse à mente. Foi por isso que quis cursar Letras: pra que eu pudesse melhorar minhas habilidades, ler mais coisas que me acrescentassem e me sentir mais profissional pra entrar no mercado de trabalho.

Bom, eu estou no sexto período agora, e realmente aprendi bastante sobre a área, expandi muito os meus horizontes, mas com o tempo fui perdendo o prazer no que mais gostava de fazer, o que foi um efeito contrário do que eu esperava quando comecei a faculdade. Ler se tornou obrigação e escrever agora é algo que, só de pensar, minha criatividade parece evaporar. Essa sensação de obrigação me fez perder quase que totalmente o interesse por esse tipo de coisa porque só consigo pensar em faculdade, o que me desanima. Antes, nas férias, eu lia uns 3 livros e escrevia sobre várias coisas por diversão. Agora, se pego um livro só pra ficar entretida, já é muita coisa. E sempre procuro livros leves, que não sejam difíceis de entender, pra tirar da minha cabeça que leitura é só aquela linguagem difícil com a qual me deparo quando estudo. Isso tem feito com que eu não tenha me sentido tão bem comigo mesma, e não consigo sair desse ciclo.

Sempre sonhei em ser escritora e viver disso, mas agora, com essa mudança instalada na minha vida, só consigo me ver no máximo trabalhando em um escritório (uma editora de livros ou de revista) com avaliação, revisão e tradução. Não tenho mais sonhado tão grande porque não me vejo mais com aquela empolgação e criatividade toda de antigamente.

O que me consola é que sei que estou no curso certo e não tenho vontade de trancar. Ainda gosto muito de aprender sobre a área, mas acabei sacrificando o que me agradava fazer no tempo livre.

Não sei se isso só acontece comigo, mas gostaria de encerrar esse texto dizendo pra você, que está começando uma faculdade agora, que tenha certeza do que está fazendo, pois você precisa saber que vale a pena estudar numa área que pode causar algumas mudanças drásticas na sua vida, mas que essas mudanças valham a pena porque você gosta do que faz.


Um beijo grande!


Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário